Bem aqui está a sobremesa oficial para a nossa ceia: pode ser de Natal, passagem de ano, o que quiserem!
Aviso já, esta não é a receita mais simples do nosso menu! Tem diferentes camadas o que implica logo muitos ingredientes o que pode parecer algo assustador… Mas na realidade, seguindo os passos não tem nada que enganar, basta verem o vídeo para perceber como executar a receita do início ao fim, sem problemas! E o resultado final vai valer a pena todo o trabalho eu prometo! Vai ser o melhor tiramisú que já provaram, numa versão vegan e mais saudável que o habitual!
Espero que gostem e se experimentarem, não se esqueçam de partilhar o vosso feedback é claro! Fico à espera de encontrar as vossas reciações com a #5receitasparaestenatal ??
Tiramisú vegan – versão mais saudável
Ingredientes
Creme:
- 1 embalagem tofu sedoso* (300g)
- 1 lata leite de coco (400 ml)
- 3/4 chávena tâmaras (140g)
- 1+1/2 colher de sopa café em pó*
- 1 colher de chá rum
- 1 colher de chá aroma de baunilha
- 1/4 colher de chá sal
Bolo:
- 1 chávena farinha de espelta
- 1/2 chávena farinha de amêndoa
- 1/2 chávena açúcar amarelo
- 1 colher de chá fermento
- 1/2 colher de chá bicarbonato
- 1/4 colher de chá sal
- 1/4 chávena óleo de coco (derretido)
- 3/4 chávena bebida vegetal (utilizei bebida de amêndoa)
- 1 colher de chá sumo de limão
Outros:
- 1 café cheio*
- Raspas de chocolate negro (70%) q.b.
Preparação
1. Bolo:
- Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa taça misture os ingredientes líquidos (óleo de coco, bebida vegetal e sumo de limão) e noutra misture os sólidos (as farinhas, açúcar amarelo, sal, fermento e bicarbonato). Envolva os ingredientes sólidos e líquidos até obter uma mistura homogénea.
- Barre uma forma retangular com creme vegetal (ou margarina) e polvilhe com um pouco de farinha. Verta a massa do bolo na forma, de forma a ficar com uma camada fina de bolo.
- Coloque o bolo no forno, a 180ºC, por cerca de 20 minutos ou até o palito sair seco. Deixe o bolo numa grelha, a arrefecer, enquanto prepara os restantes componentes.
2. Creme:
- Coloque as tâmaras a demolhar em água quente por cerca de 10-15 minutos. Esta etapa é opcional mas facilita bastante a trituração das tâmaras nas próximas etapas. Não se esqueça de escorrer bem a água da demolha antes de adicionar as tâmaras aos restantes ingredientes.
- Numa taça alta misture o tofu, o leite de coco (a temperatura ambiente) e as tâmaras. Com uma varinha mágica, ou na liquidificadora, triture bem até obter um creme o mais homogéneo possível. De seguida adicione também o café em pó, rum, baunilha e sal. Triture novamente. Prove e ajuste os sabores a goste, se necessário.
- Se o bolo já estiver frio, pode começar a montagem do tiramisú, caso contrário, deixe o creme no frigorífico até estar pronto para a montagem.
3. Montagem do tiramisù:
- Se utilizar uma travessa retangular de vidro para levar o bolo ao forno, pode fazer a montagem do bolo nesse mesmo recipiente. Se preferir fazer doses individuais, em copinhos, pode cortar o bolo em tiras ou em pequenos discos. Prepare também um café cheio e raspas de chocolate negro (com a ajuda de um descascador e com a pasta de chocolate bem fria).
- Em primeiro lugar, na travessa ou copo, coloque uma camada de creme. Cubra com bolo e regue o bolo com um bocadinho de café. Coloque mais uma camada de creme e finalize com raspas de chocolate negro. Se estiver a utilizar um recipiente alto, pode adicionar ainda mais uma camada de bolo e repetir as últimas camadas mais uma vez.
Notas
VÍDEO:
* O tofu sedoso têm uma textura muito mais cremosa do que o tofu firme e como tal é importante para garantir que o creme do tiramisú fica aveludado. Deixo aqui o link para o tofu sedoso que costumo utilizar, encontram em lojas celeiro.
** Em vez de café em pó utilizei uma mistura de café e chicória (Ricoré), mas pode utilizar o que preferir.
*** Sugestão: pode fazer o café utilizando 1 colher de sopa de café solúvel + 1/3 chávena da água de demolhar as tâmaras)
Bons deleites!