
Como não gostar de risotto? Impossível não é? Eu pelo menos adoro e faço muitas muitas vezes risotto de cogumelos e espargos, risotto de cogumelos e espinafres, risotto de cogumelos e ervilhas… Basicamente desde que tenha arroz e cogumelos eu estou contente. Hoje trago aqui uma receita simples e infalível para toda a gente conseguir um risotto cremoso e delicioso sem qualquer dificuldade (e sem ingredientes de origem animal está claro!). Apesar de ser muito melhor fresco, faço sempre em grande quantidade e depois congelo em porções individuais, porque não resisto, mas podem fazer como preferirem.
O risotto é maravilhoso por si só, sim, e por muitas vezes eu já comi apenas risotto sem qualquer acompanhamento, e não me arrependo nada, verdade, mas…para quem procura uma alimentação mais saudável e com mais proteina, aqui fica a minha dica! Podem experimentar combinar 170g de risotto com 80g de tofu (ou seitan) grelhado em tiras finas e 1/2 chávena de espinafres frescos para uma refeição mais equilibrada nutricionalmente!


Risotto de Cogumelos e Ervilhas
Ingredientes
- 1 chávena arroz para risotto
- 1 cebola média
- 1 colher de chá azeite
- ½ chávena vinho branco
- ½ chávena ervilhas baby
- 200 g cogumelos marron
- 1 colher de sopa creme vegetal (ou margarina vegan)
- Caldo de legumes q.b. *
Para servir (opcional):
- Amêndoas laminadas
- Tomilho
- “Parmesão” vegan ralado
Caldo de Legumes:
- Rama de alho francês
- Cascas de cenoura
- Talos de brócolos
- 2 dentes de alho inteiros
- 3 folhas de louro
- Raminhos de tomilho
- 1 colher de chá sementes de coentros
- 1 colher de chá sal marinho
Preparação
- Se optar por fazer o caldo de legumes caseiro, misture numa panela todos os ingredientes, cubra com cerca de 1 litro de água e coloque a ferver. Deixe cozinhar durante cerca de 20-30 minutos em lume médio-brando.
- Mantenha o caldo de legumes no fogão em lume brando e entretanto num tacho antiaderente coloque a cebola picada a saltear com um fio de azeite. Quando estiver translúcida adicione o arroz para risotto e mexa por cerca de 2 minutos.
- Entretanto adicione o vinho branco e mexa bem. Quando começar a secar adicione uma chávena de caldo de legumes (se necessário passe primeiro o caldo por um coador) e mexa bem. Repita este processo durante cerca de 15 minutos, ou seja, adicione caldo, mexa constantemente até secar e quando começar a secar adicione mais caldo.
- À parte, numa frigideira grande, salteie os cogumelos laminados com um fio de azeite. Entretanto adicione os cogumelos e as ervilhas (utilizei ervilhas congeladas) ao arroz. Adicione mais uma chávena de caldo de legumes e mexa durante cerca de 5 minutos.
- Quando o arroz estiver cozinhado pode provar e ajustar os sabores, adicionando um pouco de sal se desejar.
- Desligue o lume, adicione o creme vegetal e mexa bem mais uma vez para incorporar os sabores.
- Sugestão: sirva com amêndoas laminadas, folhas de tomilho e se desejar pode ainda adicionar raspas de parmesão vegan.
Notas
Bons deleites!