Se optar por fazer o caldo de legumes caseiro, misture numa panela todos os ingredientes, cubra com cerca de 1 litro de água e coloque a ferver. Deixe cozinhar durante cerca de 20-30 minutos em lume médio-brando.
Mantenha o caldo de legumes no fogão em lume brando e entretanto num tacho antiaderente coloque a cebola picada a saltear com um fio de azeite. Quando estiver translúcida adicione o arroz para risotto e mexa por cerca de 2 minutos.
Entretanto adicione o vinho branco e mexa bem. Quando começar a secar adicione uma chávena de caldo de legumes (se necessário passe primeiro o caldo por um coador) e mexa bem. Repita este processo durante cerca de 15 minutos, ou seja, adicione caldo, mexa constantemente até secar e quando começar a secar adicione mais caldo.
À parte, numa frigideira grande, salteie os cogumelos laminados com um fio de azeite. Entretanto adicione os cogumelos e as ervilhas (utilizei ervilhas congeladas) ao arroz. Adicione mais uma chávena de caldo de legumes e mexa durante cerca de 5 minutos.
Quando o arroz estiver cozinhado pode provar e ajustar os sabores, adicionando um pouco de sal se desejar.
Desligue o lume, adicione o creme vegetal e mexa bem mais uma vez para incorporar os sabores.
Sugestão: sirva com amêndoas laminadas, folhas de tomilho e se desejar pode ainda adicionar raspas de parmesão vegan.