Ninhos de merengue com limão e maracujá
Ninhos de merengue com limão e maracujá

 Ninhos de merengue…ou talvez suspiros recheados, independentemente do nome são uma sobremesa linda para a Páscoa não? Super coloridos, primaveris e muito fáceis de fazer!

Já fiz uma publicação sobre suspiros vegan (sem claras) podem ver tudo em mais detalhe aqui! Mas não tem nada que saber, são feitos de aquafaba, que é a água de cozedura do grão-de-bico e são uma delícia! Demoram algum tempo no forno, mas o tempo de espera vale a pena, prometo… 

Ninhos de merengue com limão e maracujá

 Escolhi rechear estes “ninhos” com lemon curd (também publiquei uma receita de lemon curd vegan recentemente, podem vê-la aqui), polpa de maracujá, mirtilos e amoras! O contraste do doce do merengue com o amargo do limão fica perfeito! E não, os maracujás ainda não estão na época (infelizmente), mas o que eu costumo fazer é quando os maracujás estão na sua época, e tenho demasiados, tiro-lhes a polpa e congelo em porções individuais, por isso aqui, pus um frasquinho de polpa de maracujá a descongelar e utilizei isso, mas se não têm acesso a maracujás ou a polpa congelada podem usar só lemon curd e frutos vermelhos, aposto que também ficavam ótimos com framboesas ou morangos… O que tiverem! Independentemente do recheio, vale a pena experimentar estes ninhos de merengue!

Ninhos de merengue com limão e maracujá

Ingredientes:

Suspiros:

  • 1 chávena de aquafaba (líquido escorrido de um frasco de grão-de-bico cozido)
  • 3/4 chávena de açúcar
  • 1/2 colher de chá de cremor de tártato
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha

Recheio:

  • 1/2 chávena de lemon curd
  • 1/4 chavena de polpa de maracujá
  • Frutos vermelhos (mirtilos e amoras) + folhas de hortelã (a gosto)

Preparação:

A única diferença entre estes ninhos de merengue e a receita de suspiros que eu já tinha publicado, é que estes são maiores e por isso precisam de mais tempo no forno! De resto, a receita é igual:

Bater a aquafaba na batedeira até formar picos suaves, depois juntar gradualmente o açúcar e continuar a bater e por fim adicionar o extrato de baunilha e o cremor de tártaro. Colocar o merengue num saco plástico, cortar uma das extremidades e moldar os ninhos num tabuleiro forrado com papel vegetal.

Levar ao forno, pré-aquecido a 100ºC por 2 horas e meia a 3 horas, depois desligar o forno e deixar os suspiros arrefecer antes de os retirar.

Depois de arrefecerem completamente, rechear com lemon curd, polpa de maracujá e decorar com frutos vermelhos e hortelã e gosto!

Desfrutar imendiatamente! 

Ninhos de merengue com limão e maracujá

Bons deleites!

Também pode gostar de:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.