Sempre ouvi dizer que não se pode fazer uma omelete sem ovos mas bem, cá está ela! Todos cá em casa adoraram estas omeletes de grão, e ainda por cima são saudáveis e ricas em proteina! A farinha de grão-de-bico não é um ingrediente muito comum nas cozinhas portuguesas, eu pelo menos só comecei a usar esta farinha sem glúten há alguns meses, mas já se encontra a venda na maioria das lojas de produtos naturais e saudáveis, ou mercados biológicos por isso já não há desculpas para não experimentar!
Para rechear estas omeletes escolhi 2 dos meus ingredientes favoritos, cogumelos e espargos! E para complementar estes sabores adicionei ainda amêndoas laminadas e vinagre bâlsamico… mas podem rechear as omeletes de grão com os vegetais que mais gostarem, eu também já experimentei com pimento vermelho, cebola e espinafres, e com abacate e agriões e cheguei à conclusão que ficam maravilhosas de qualquer forma!
Ingredientes:
- 1 chávena de farinha de grão-de-bico
- 1 + 1/2 chávenas de água
- 2 colheres de sopa de linhaça dourada moída
- 1 colher de sopa de levedura de cerveja (ou levedura nutricional – opcional)
- 1/2 colher de chá de açafrão
- 1/2 colher de chá de alho em pó
- 1/2 colher de chá de fermento em pó
- 1/2 colher de chá de sal
- Pitada de pimenta preta moída
Recheio:
- ~12 espargos
- ~8 cogumelos brancos e cogumelos marrom
- Fio de azeite
- Amêndoas laminadas
- Creme de vinagre bâlsamico (uso este aqui)
Numa taça misture todos os ingredientes da massa das omeletes, começando pelos ingredientes sólidos e adicionando por último a água. Deixe a mistura repousar por 10-15 minutos enquanto prepara o recheio.
Corte a extremidade mais fibrosa dos espargos (como está na fotografia abaixo) e coloque-os a saltear numa sertã com um fio de azeite. Cubra o tacho e deixe os espargos cozinhar por 5-10 minutos. Quando estiverem bem tostados, retire do lume e reserve.
Na mesma sertã, adicione mais um pouco de azeite, se necessário, e salteie os cogumelos laminados, em lume forte por cerca de 5 minutos, mexendo ocasionalmente. Misture os cogumelos e os espargos, tempere com sal e pimenta a gosto e reserve.
Para as omeletes de grão aqueça um tacho anti-aderente em lume médio-forte com um fio de azeite. Adicione uma parte da massa, cubrindo o fundo do tacho, como se estivesse a fazer uma panqueca. Quando começar a formar bolinhas na superficie, vire a omelete e deixe cozinhar do outro lado. Repita este processo até a massa acabar.
Recheie as omeletes com os espargos e os cogumelos salteados. Adicione também almênoas laminadas e um fio de creme de vinagre balsâmico se desejar!
Receita adaptada do blog Choosing Chia, deixo o link para a receita original aqui!
Bons deleites!