Como assim suspiros sem claras? Eu sempre aprendi que a base de qualquer suspiro/ merengue são claras e açúcar… mas há outra alternativa, que para além de vegan é mais económica e evita desperdicios! Chama-se aquafaba, e não é nada mais nada menos do que a água da cozedura do grão-de-bico! Sim exatamente, grão-de-bico…e não, não se sente o sabor do grão, fica igualzinho aos suspiros “normais”, eu prometo!
Utilizei a água de um frasco de grão, por ser uma opção mais prática e rápida, mas se prefere cozer o seu próprio grão em água, também pode utilizar essa água para fazer suspiros, ou para utilizar em susbtituição das claras em diversas sobremesas! Incrivel não é?
Para que a aquafaba mantenha a sua forma, depois de batida, o segredo é utilizar cremor de tártaro, que se encontra à venda em hipermercados (na zona dos produtos para pastelaria) e é utilizado para suspiros, merengue, etc.! Em alternativa também pode acrescentar algumas gotas de sumo de limão, mas na minha opinião, o cremor de tártaro funciona bastante melhor neste caso!
Ingredientes
- 1 frasco (540g) de grão-de-bico cozido (~ 1 chávena de aquafaba)
- 3/4 chávena de açúcar
- 1/2 colher de chá de cremor de tártaro
- 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
Comece por escorrer o grão-de-bico cozido, reservando apenas a água da cozedura. Com uma batedeira elétrica, bata a água de cozedura do grão até formar picos suaves (como claras em castelo), pode demorar 10-15 minutos. Acrescente o açúcar aos poucos e continue a bater. Adicione o extrato de baunilha e o cremor de tártaro e bata até estar tudo incorporado.
Coloque o preparado num saco plástico e corte uma das extremidades (ou coloque num saco de pasteleiro), e forme os suspiros, num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve ao forno pré-aquecido a 100ºC, durante 1 hora e meia a duas horas. [De seguida desligue o forno, e deixe os suspiros dentro do forno durante mais 1 hora]
Bons deleites!