Húmus clássico
Húmus clássico

Húmus…como não amar? Na verdade, o primeiro video do blog foi precisamente com a receita do clássico húmus! Mas a qualidade da imagem era péssima portanto achei que valia a pena voltar a fotografar e a publicar porque realmente sou uma fã incondicional desta pasta cremosa de grão de bico…já experimentei diversas variações, com beterraba, com pimento assado, ervas aromáticas e por aí em diante, mas o clássico continua a ser o meu favorito…e prepará-lo não tem nada que saber!

Acho que por esta altura já quase toda a gente ouviu falar em húmus ou hummus, mas para quem não conhece, é um prato muito típico no médio oriente composto essencialmente por grão-de-bico cozido que também leva tahini (pasta de sementes de sésamo) e mais alguns condimentos. Eu gosto de acompanhar o húmus com palitos de cenoura e curgete (em cru), barrado no pão ou em crackers de sementes…ou até junto a uma salada! Fica sempre bem!

 Ingredientes:

  • 260g de grão-de-bico (cozido e escorrido)
  • 3.5 colheres de sopa de tahini (pasta de sementes de sésamo clara)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sumo de 1/2 limão
  • 2-3 dentes de alho
  • Sal e pimenta
  • + pimentão doce defumado (opcional)

Num processador de alimentos misture o grão-de-bico com o tahini, o azeite, sumo de limão e alho. Triture muito bem até obter uma pasta cremosa [dica: se a pasta estiver demasiado seca pode acrescentar mais azeite ou 2-3 colheres da água de cozedura do grão]. Tempere com sal e pimenta. Prove e ajuste os sabores a seu gosto (pode adicionar cominhos, paprika, açafrão etc.). Sirva numa taça com um fio de azeite e polvilhe com pimentão doce defumado ou paprika!

Nota: consumir de imediato, ou guardar no frigorífico e consumir no prazo de 4 dias.

Bons deleites!

Também pode gostar de:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.