Link para o artigo original, no site Vida Ativa aqui!
Panna Cotta de Maracujá
Uma sobremesa fresca, perfeita para o verão! Estas panna cottas de maracujá são uma delícia e muito fáceis de preparar.
Ingredientes
- ½ lata de leite de coco (200ml)
- ½ vagem de baunilha
- 1 colher de sopa sumo de limão
- 2 colheres de sopa açúcar amarelo
- 2 colheres de sopa amido de milho
- ¾ chávena bebida vegetal
- 4-5 colheres de sopa maracujá (sem sementes)
Doce de maracujá (opcional)
- ¼ chávena água
- ¼ chávena açúcar amarelo
- ¼ chávena polpa de maracujá (sementes)
Preparação
- Comece por cortar a vagem de baunilha longitudinalmente e com uma faca, raspe o interior da vagem para retirar todas as sementes.
- Coloque um tacho a aquecer em lume médio e adicione o leite de coco, as sementes da baunilha, o sumo de limão e o açúcar amarelo. Entretanto numa taça misture muito bem a bebida vegetal (fria) com o amido de milho.
- Passe a polpa de maracujá por um coador, para ficar apenas com o sumo sem sementes, e adicione este sumo à mistura de bebida vegetal e amido de milho. Por fim, adicione esta mistura ao tacho e vá mexendo regularmente até a mistura começar a engrossar. Quando a mistura estiver mais espessa, desligue o lume e deixe arrefecer 2-3 minutos, continuando a mexer ocasionalmente.
- Verta a mistura para copos ou taças e deixe arrefecer no frigorífico durante, pelo menos, 4 horas.
Para preparar o doce de maracujá:
- Comece por fazer o ponto pérola. Num tacho misture o açúcar com a água, em proporções iguais e deixe ferver ligeiramente por alguns minutos. Quando a mistura começar a ficar mais pegajosa, está pronto o ponto pérola. Nesta fase, adicionar a polpa de maracujá e deixar ferver mais 2 minutos. Deixe arrefecer.
- Deixe a panna cotta e o doce de maracujá arrefecer durante 2 horas e de seguida coloque um pouco do doce sobre cada um dos copos de panna cotta. Deixe no frigorífico por mais 4 horas e sirva ainda com folhas de menta fresca.
Notas
*Se não tiver vagem de baunilha, pode utilizar ½ colher de chá de essência de baunilha, no entanto, o sabor é bastante diferente pelo que recomendo usar a vagem se possível.
*Na mistura da panna cotta adicione apenas o sumo de maracujá, sem as sementes, mas aproveite essas mesmas sementes para fazer um doce de maracujá que é opcional, mas acompanha muito bem a panna cotta.
Bons deleites!