Foi a primeira fotografia deste ano no meu instagram e agora cá está, conforme pedido, a receita! Na verdade, esta receita não é bem bem um tiramisú porque não vamos utilizar ingredientes chave como os ovos, o queijo mascarpone ou os biscoitos de champagne, que fazem parte de um clássico tiramisú, mas o que interessa é o sabor…E o sabor deste creme junto com o bolo molhado em café e rum, só me faz lembrar uma coisa, e é claramente tiramisú…E que deliciosos são estes copinhos de tiramisú vegan, disso eu tenho a certeza!
Como se pode ver abaixo, esta receita tem vários componentes e vários ingredientes, mas está tudo descrito passo-a-passo e se lerem bem vão ver que não é assim tão complicado! Implica fazer um bolo simples, para substituir os clássicos biscoitos de champagne (pelo menos nunca encontrei estes biscoitos em versão vegan, e também acho que fica mais saboroso com o bolo), e para o bolo segui uma receita do blog avantgardevegan. Fiz ainda um creme à base de natas de soja e “queijo” creme vegan, um molho simples de chocolate, e a mistura de café e rum para embeber o bolo. São estes 4 componentes que em conjunto funcionam lindamente bem e que provam que este “tiramisú” vegan é delicioso e vale muito a pena experimentar!
Copos de “Tiramisú”
Ingredientes
Creme:
- 150 g queijo creme vegan
- 50 g açúcar em pó
- ½ colher de chá aroma de baunilha
- 1 + ½ colheres de sopa rum
- 1 colher de sopa café expresso
- 150 g natas de soja para bater
- ½ colher de chá agar agar*
- ¼ chávena água
Molho de chocolate:
- 60 g chocolate negro
- 30 g natas de soja
Outros:
- Bolo esponja* OU biscoitos de champanhe (para uma versão não-vegan)
- 2 colheres de sopa café expresso
- 2 colheres de sopa açúcar de coco
- 1 colher de sopa rum
- Alfarroba em pó (ou cacau em pó) para polvilhar
*Bolo ( receita original em avantgardevegan):
- ½ chávena bebida vegetal
- ½ colher de sopa vinagre de sidra
- ½ colher de chá aroma de baunilha
- ⅛ chávena margarina vegan
- 110 g farinha de trigo com fermento
- ½ chávena açúcar amarelo
- 1 pitada de sal
Preparação
Para o creme:
- Comece por bater o queijo creme e o açúcar em pó com uma batedeira elétrica. Depois adicione a baunilha, o café, o rum e as natas de soja e bata tudo até ficar homogéneo. Entretanto num tachinho em lume médio-forte dissolva o agar-agar em água, e vá mexendo até ferver, durante cerca de 3 minutos.
- De seguida desligue o lume e continue a mexer por mais 2-3 minutos para o agar arrefecer ligeiramente. Por fim, misture o gel de agar com os restantes ingredientes e continue a bater com a batedeira elétrica mais 2 minutos.
- Deixe o creme no frigorífico até à hora de servir.
Para o chocolate:
- Num tacho, em lume médio, misture o chocolate negro com as natas de soja e vá mexendo até obter uma mistura homogénea. Retire do lume, deixe arrefecer por 2-3 minutos e está pronto.
Para o bolo:
- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Numa taça misture os ingredientes secos (farinha, açúcar amarelo e sal). Num tacho, em lume brando, misture os ingredientes líquidos (bebida vegetal, vinagre, baunilha e margarina). Quando a margarina estiver derretida, misture os ingredientes líquidos com os ingredientes sólidos. Verta o preparado num tabuleiro quadrado (25x25cm) forrado com papel vegetal e leve o bolo ao forno durante 12-15 minutos.
- Deixe arrefecer totalmente e corte o bolo em pequenas tiras.
Montagem do tiramisù:
- Numa taça misture o café expresso com o açúcar de coco e o rum.
- Para montar os copos de tiramisú, comece por passar as tiras de bolo pela mistura de café e coloque-as no fundo de um copo. Cubra com uma generosa camada de creme. Sobre o creme coloque 1-2 colheres do molho de chocolate e repita, adicionando mais uma camada de bolo embebido em café e mais uma camada de creme. Finalize polvilhando os copos com alfarroba ou cacau em pó.
Notas
Bons deleites!