Eu sei, eu sei… demasiadas receitas de pizza num só blog…é mais forte que eu, pizza continua a ser a minha comida preferida, nada a fazer…Se não acreditam, podem espreitar as provas:
b. A melhor pizza com “queijo” vegan
c. Pizza de Verão – com pesto e rúcula
Porquê uma quarta receita de pizza? Ok, esta tem uma grande diferença…a base não leva nenhum tipo de farinha!
É feita com quinoa, e para além de super saudável, é uma delicia… Como é obvio, não fui eu que inventei o conceito de fazer a ‘massa’ de pizza com quinoa, a receita foi adaptada do blog simply quinoa e é sem dúvida a melhor aposta para quem adora pizza mas não a quantidade de hidratos de carbono destas meninas!
Agora para toppings, escolhi figos, tomates cereja e vinagre balsâmico…será estranho usar figos em pizza? Bem, é o fruto da época, e estranhamente ou não, eu adoro usar figos em pratos salgados…com vinagre balsâmico então…fica divinal!
Ingredientes:
Base:
- ¾ chávena de quinoa
- ¼ chávena de água
- ½ colher de chá de fermento em pó
- ½ colher de chá de sal
- 2 colheres de sopa de azeite
Toppings:
- 2 chávenas de tomates cereja
- 2-3 dentes de alho
- 1 colher de chá de azeite
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
- Alecrim q.b.
- 4-5 azeitonas
- 2 figos
- Rúcula q.b.
- Creme de vinagre balsâmico q.b. (opcional)
Comece por colocar a quinoa em água e deixe demolhar durante a noite (ou durante pelo menos 8 horas).
Pré-aqueça o forno a 220ºC. Lave bem e escorra a água da quinoa demolhada. Numa liquidificadora (ou com uma varinha mágica) triture muito bem a quinoa, juntamente com a água, o fermento, o sal e 1 colher de sopa de azeite. [Se desejar pode adicionar também algumas especiarias como alecrim ou tomilho]
Cubra o fundo de uma forma redonda (para bolos) com cerca de 22cm de diâmetro com papel vegetal. Adicione 1 colher de sopa de azeite sobre o papel vegetal e espalhe bem. Coloque na forma a mistura de quinoa preparada anteriormente. Leve ao forno durante cerca de 15 minutos, depois retire, vire a base ao contrario e deixe cozinhar por mais 10 minutos.
Enquanto a base da pizza está no forno, coloque uma sertã em lume forte. Adicione os tomates cereja cortados ao meio, vinagre balsâmico, azeite, os alhos picados e 2 raminhos de alecrim. Vá mexendo e deixe os tomates cozinhar por cerca de 5 minutos.
Quando a base estiver pronta, adicione os tomates cereja cozinhados, azeitonas e figos laminados. Leve ao forno por mais 5-10 minutos.
Por fim, retire a pizza do forno, adicione algumas folhas de rúcula e o creme de vinagre balsâmico (opcional).
Bons deleites!