
A receita de hoje não é saudável nem a receita mais simples. Mas é o bolo perfeito para uma ocasião especial! Foi por isso o bolo que decidi fazer para celebrar o meu 27º aniversário ?
No meu instagram podem ver a montagem deste bolo em vídeo: VÍDEO AQUI
A base desta receita é um bolo de chocolate bem fofo. Para recheio e cobertura um buttercream de amendoim. Também no recheio e a decorar o bolo temos caramelo e uma ganache de chocolate. E só para terminar pedaços de amendoim tostado. Dá para acreditar que todos estes elementos são vegan???
Por ter a combinação destes 3 sabores (chocolate, caramelo e amendoim) este bolo faz-me lembrar o chocolate snickers que era o meu favorito em pequena ! Este bolo 100% vegetal vai agradar a todas as idades.
Para o buttercream de amendoim inspirei-me nesta receita aqui.




Bolo snickers
Ingredientes
Bolo de chocolate:
- 2 chávenas de farinha de trigo com fermento peneirada (305g)
- 2 chávenas de açúcar amarelo peneirado (290g)
- ½ chávena cacau em pó (45g)
- 1 colher de chá de fermento em pó (9g)
- ½ colher de chá de bicarbonato de soda (3g)
- 1 colher de chá de café em pó* (3g)
- 1 + ½ chávena bebida vegetal (350g)
- ¾ chávena óleo de girassol (155g)
- 2 colheres de sopa de sementes de linhaça (16g)
- 1 colher de sopa de vinagre de sidra* (10g)
Buttercream de amendoim:
- 100g manteiga vegan com sal (à temperatura ambiente)
- 120g manteiga de amendoim cremosa
- ½ colher de chá de aroma de baunilha
- 115g açúcar em pó
Caramelo:
- 100g açúcar branco
- 120ml creme de coco (ou natas vegan)
- 2 colheres de sopa de manteiga vegan (com sal)
- ¼ colher de chá de flor de sal
- ¼ chávena de bebida vegetal
- 1 colher de chá de amido de milho
Ganache de chocolate:
- 100g chocolate negro
- 110g natas vegan (para sobremesas)
Outros:
- 1/2 chávena de amendoins
Preparação
Bolo:
- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Numa taça misture os ingredientes líquidos (bebida vegetal, óleo e vinagre de sidra) com as sementes de linhaça. Reserve.
- Numa taça maior misture os restantes ingredientes (farinha, açúcar, cacau, fermento, bicarbonato e café). Adicione os ingredientes líquidos e envolva tudo muito bem.
- Divida o bolo por 2 formas de 18cm de diâmetro (com papel vegetal no fundo). Ou verta para uma única forma de 24 ou 26cm.
- Leve ao forno por cerca de 30 minutos. Transfira o bolo para uma rede e deixe arrefecer.
Buttercream de amendoim:
- Numa batedeira coloque a manteiga (à temperatura ambiente) e manteiga de amendoim. Bata por 2-3 minutos, ou até obter uma mistura cremosa. Misture também a baunilha.
- Vá batendo na velocidade mínima enquanto adiciona o açúcar em pó aos poucos.
- Transfira para um saco de pasteleiro e reserve.
Caramelo:
- Coloque um tacho pequeno com o açúcar em lume médio. Deixe o açúcar derreter totalmente.
- Coloque o creme de coco numa taça e leve ao microondas alguns segundos para aquecer. Adicione o creme de coco quente ao açúcar derretido. Adicione ainda a manteiga e flor de sal.
- Numa taça pequena misture a bebida vegetal com o amido de milho. Adicione esta mistura ao tacho e mexa regularmente por cerca de 5 minutos ou até começar a engrossar.
- Transfira para uma taça e deixe arrefecer.
Ganache de chocolate:
- Num tacho pequeno misture o chocolate com as natas vegan. Vá mexendo até o chocolate estar totalmente derretido e envolvido com as natas.
- Se a ganache arrefecer e ficar demasiado sólida pode levar novamente ao lume para aquecer.
Montagem do bolo:
- Numa tábua pique grosseiramente os amendoins.
- Na base do prato coloque 1/2 colher de chá de buttercream para fixar o bolo. Pouse a primeira camada de bolo. Cubra com uma camada de buttercream de amendoim. Sobre o buttercream coloque o molho de caramelo, amendoins picados e por fim um pouco de ganache de chocolate.
- Sobre este recheio adicione a segunda camada de bolo. Cubra o topo e laterais do bolo com o buttercream de amendoim. Adicione pingos de caramelo e ganache de chocolate a toda a volta. Cubra o topo com ganache de chocolate.
- Por fim cubra o topo com ganache de chocolate e decore com o buttercream de amendoim.
Notas

Bons deleites!