Há umas semanas decidi que queria fotografar um momento de Primavera. Inspirei-me nas frutas da época e o resultado foi esta bela tarte, e algumas das minhas imagens favoritas dos últimos tempos ?
O recheio é bastante simples, tem quase só fruta! A única parte desta receita que demora um bocadinho mais é preparar a massa, mas também podem fazer a receita com massa quebrada comprada já pronta para simplificar o processo! De qualquer forma, vale mesmo a pena experimentar esta tarte vegan com maçãs e morangos.
Espero que gostem tanto quanto eu ?
Tarte de maçã e morango
Uma tarte vegan com uma base de massa quebrada e recheio de frutas da época: maçãs e morangos.
Ingredientes
Massa:
- 2 chávenas de farinha de espelta integral (250g)
- 2 colheres de sopa de geleia de arroz (ou agave // 40g)
- 4 colheres de sopa óleo de coco (frio) (65g)
- ⅓ chávena água fria (80g)
- ¼ colher de chá sal fino
Recheio:
- 3 maçãs vermelhas (360g)
- 1 embalagem de morangos (500g)
- ¼ chávena de açúcar de coco (ou outro açúcar granulado, 45g)
- Sumo de ½ limão
- 2 colheres de sopa de amido de milho (16g)
Cobertura (para pincelar):
- 1 colher de chá maple syrup (ou agave)
- 1 colher de chá bebida vegetal
- 1 colher de chá de azeite
Preparação
Massa:
- Num processador de alimentos misture a farinha, sal e óleo de coco. Adicione a geleia de arroz e voltar a triturar.
- Aos poucos adicione a água até formar uma bola de massa. (Se necessário, pode adicionar mais 1 a 2 colheres de sopa de água)
- Embrulhe em película aderente e deixar a massa repousar no frigorífico por 1 hora (ou durante a noite).
Recheio:
- Corte as maçãs em cubos (mantendo a casca). Coloque num tacho, antiaderente, em lume brando por cerca de 3 minutos. Entretanto corte também os morangos em cubos.
- Adicione às maçãs os morangos, sumo de limão e açúcar de coco. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos em lume médio.
- À parte, numa taça pequena, misture muito bem o amido de milho com 1-2 colheres de sopa de água fria. Adicione esta mistura ao tacho com os restantes ingredientes e mexa bem. Deixe ferver por mais 2-3 minutos. (Se adicionar o amido de milho diretamente ao tacho pode formar grumos por isso é importante misturar primeiro com um pouco de água.)
- Reserve.
Tarte:
- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Entre duas folhas de papel vegetal, ou numa superfície limpa com um pouco de farinha, estique a massa até ficar com cerca de 2-3mm de espessura.
- Corte um círculo e cubra o fundo e laterais de uma forma com fundo amovível. Faça algumas marcas por toda a massa, com a ajuda de um garfo. Leve a base da tarte ao forno por cerca de 8 minutos.(Idealmente neste fase deve cobrir a massa com uma folha de papel vegetal e por cima feijão ou grão secos, para que a massa não cresça e mantenha o seu formato)
- Adicione sobre a base da tarte (já pré-cozinhada) o recheio.
- Estique novamente a restante massa. Corte 8 tiras grossas para dispor sobre o recheio num padrão cruzado. Pressione ligeiramente as extremidades para as tiras aderirem à base. Pode também cortar algumas tiras finas para entrançar e decorar à volta da tarte.
- Numa taça pequena misture o maple syrup (ou agave) com azeite e bebida vegetal. Espalhe esta mistura sobre a massa com a ajuda de um pincel.
- Leve a tarte ao forno por cerca de 15 minutos.
Notas
- Se desejar decorar a tarte com o padrão cruzado e a trança (como nas fotografias) prepare 1 + 1/2 receita de massa quebrada.
- Em alternativa às etapas de preparação da massa, pode utilizar uma massa quebrada de compra.
Bons deleites!