Já há imenso tempo que não comia lasanha… não sou a maior fã daquelas lasanhas que têm curgete a substituir a massa (sou uma pessoa gosta de comer hidratos à séria) e recentemente também fiz uma lasanha com batata doce a substituir a massa e não adorei o resultado… além de que a maioria das folhas de lasanha à venda nos supermercados têm ovo e portanto nunca me apeteceu muito publicar uma receita de lasanha vegan, até hoje… Eu só ia comprar massa mas deparei-me com umas folhas de lasanha integrais e sem ovo na prateleira do supermercado e fiquei cheia de vontade de experimentar.
Para esta receita inspirei-me na lasanha (não vegetariana) que vi no blog Nutition in the kitch. Esta é uma daquelas receitas que pode parecer muito complicada porque tem vários componentes e muitos ingredientes mas na verdade é bastante simples e até rápida de preparar! E o sabor vale muito a pena todo e qualquer esforço na cozinha!
Lasanha de soja e cogumelos + “ricotta” de caju e espinafres
Ingredientes
- 12 folhas de lasanha (integral e sem ovo)
- 1 + ½ chávena soja texturizada
- 1 cebola grande
- 2 dentes de alho
- 1 colher de sopa azeite
- 200 g cogumelos frescos
- 1 cenoura grande
- 3-4 tomates maduros
- ¼ chávena polpa de tomate
- 1 colher de chá oregãos
- 1 colher de chá paprika
- ¼ colher de chá pimenta cayene
- Sal e pimenta q.b.
“Queijo Ricotta” de caju:
- 1 + ½ chávena cajus
- ¼ chávena água quente
- Sumo de 1 limão pequeno
- 1 dente de alho
- 1 colher de chá levedura nutricional (opcional)
- ½ colher de chá alho em pó
- Sal e Pimenta (cerca de 1/4 colher de chá de cada)
- ¼ chávena espinafres frescos
Para servir (opcional):
- Pão ralado crocante (cerca de ¼ chávena)
- Manjericão fresco
Preparação
Para preparar o “Queijo” ricotta de caju:
- Comece por colocar os cajus a demolhar no dia anterior, ou então 2-3 horas antes em água quente. Passado este tempo, escorra os cajus e descarte a água.
- Numa liquidificadora ou processador de alimentos misture todos os ingredientes e triture até obter uma pasta mais ou menos homogénia (pode ter pequenos pedaços de caju sem estarem totalmente triturados), prove e ajuste sabores a gosto.
Para preparar o molho de cogumelos, tomate e soja:
- Coloque a soja texturizada uma taça e cubra com água. Deixe-a demolhar durante 20-30 minutos e de seguida escorra bem a água passando a soja numa peneira.
- Entretanto numa frigideira grande coloque a cebola picada a saltear com um fio de azeite. Quando estiver a ficar translúcida adicione o alho picado. Entretanto corte os cogumelos em quatro e adicione-os à frigideira. Deixe cozinhar por alguns minutos. Adicione os tomates picados em pedaços pequenos, a polpa de tomate e as especiarias (óregãos, paprika, pimenta cayena e sal). Tape a frigideira com uma tampa e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Adicione a soja, mexa bem e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Prove e ajuste os sabores a gosto (pode adicionar mais pimenta cayene ou mais sal se desejar).
Para preparar a lasanha:
- Numa travessa coloque uma camada de molho de cogumelos, soja e tomate e cubra com folhas de lasanha (verifique na embalagem da massa se esta necessita de pré-cozedura ou não, no meu caso adicionei diretamente as folhas). Cubra com uma nova camada de molho de cogumelos, soja e tomate e sobre esta adicione algumas colheres do “queijo” de caju. O “queijo” de caju é espesso por isso com uma colher ou utilizando as mãos espalme a mistura para obter discos finos. Cubra novamente com folhas de massa e repita estas etapas até terminar com o molho de cogumelos, soja e tomate. Na última camada adicione o “queijo” sobre o molho, como anteriormente, mas por cima adicione ainda algum pão ralado crocante. Pode também adicionar um pouco de parmesão vegan ralado se desejar.
- Leve ao forno pré-aquecido a 190ºC durante cerca de 15 minutos, ou até o pão ralado estar tostadinho. Sirva com algumas folhas de manjericão fresco.
Bons deleites!