Arancini…uma receita clássica italiana que normalmente significa bolas de risotto, muitas vezes recheadas com queijo. Aqui fica a minha versão em que em vez de arroz de risotto, usamos “arroz de couve-flor” e em vez de queijo temos um delicioso molho de cajus! São super fáceis de fazer e uma ótima opção para entradas em qualquer jantar…acompanhadas com um bom molho de tomate, fazem sempre sucesso!
Ingredientes:
- 1/2 couve flor
- 3 dentes de alho
- 1/2 chávena de manjericão
- 2 colheres de sopa de creme de vinagre balsâmico (opcional)
- 2.5 chávenas de pão triturado*
- 2 colheres de chá de orégãos
- 1/2 colher de chá de sal
- 1/2 colher de cá de pimenta
- molho de “queijo”:
- 1/2 chávena de cajús (demolhados)
- 3/4 chávena de bebida vegetal (usei bebida de soja)
- 2 colheres de chá de amido de milho
- 2 colheres de chá de levedura de cerveja
- Sumo de 1/2 limão
- 1/2 colher de chá de alho em pó
- 1/4 colher de chá de sal
*pode triturar pão em casa ou utilizar pão ralado crocante, que é uma variedade de pão ralado menos fina que o habitual.
Demolhe os cajús em água, durante a noite, ou em água quente por 2 horas. Triture os cajús com os restantes ingredientes do molho e de seguida leve ao lume, mexendo sempre até engrossar (cerca de 3 minutos). Reserve.
No processador triture a couve flor, até ficar com uma textura semelhante a grãos de arroz.
Numa taça misture pão triturado com sal, pimenta e orégãos. Numa outra taça misture o “arroz de couve-flor”, manjericão picado, alhos picados, creme de vinagre balsâmico (opcional), o molho de “queijo” e metade da mistura de pão triturado feita anteriormente (1.5 chávenas). Misture tudo muto bem e forme bolinhas. Passe as bolinhas na outra metade de pão triturado.
Pode cozinhar os arancini no forno, a 200ºC (como estão na foto abaixo) ou fritos em óleo vegetal bem quente (como estão nas fotos acima).
Sirva com molho de tomate, eu utilizei o molho arrabbiata (da marca Ponti) que é simplesmente incrível!
Bons deleites!