Com a correria do dia-a-dia, de manhã nem sempre há tempo de preparar pequenos almoços mais elaborados (como as minhas adoradas papas de aveia), nestes casos, a solução ideal é…um smoothie! Não há nada mais fácil e rápido de preparar porque basta juntar um ingrediente líquido com algumas frutas na líquidificadora, e já está! Nem 5 minutos demora…e podemos sempre colocar num frasco e beber a caminho do trabalho, ou da escola…
Decidi reunir aqui 4 das minhas combinações favoritas de ingredientes para smoothies (manga laranja, chocolate e manteiga de amendoim, frutos do bosque e leite de coco e kiwi). São apenas sugestões já que no que toca a smoothies podemos sempre ir experimentando combinações diferentes de sabores, usar as frutas que mais gostamos ou as que temos em casa…e logo se vê o resultado !
1. DESPERTAR DE MANGA
Ingredientes:
- 1/2 manga
- 2 laranjas
- 2 tangerinas
- 1 cenoura
- 1 nectarina
- 1/2 colher de chá de canela
- 6 cubos de gelo
2. CHOCOLATE E MANTEIGA DE AMENDOIM
Ingredientes:
- 1 chávena de bebida de soja
- 1 + 1/2 banana
- 3 colheres de sopa de cacau cru
- 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
3. FRUTOS DO BOSQUE
Ingredientes:
- 1 chávena de bebida de amêndoa
- 1 chávena de frutos vermelhos (congelados)
- 1/2 banana
- 5 tâmaras
- 1/4 colher de chá de essência de baunilha
4. LEITE DE COCO E KIWI
Ingredientes:
- 1/2 chávena de bebida de coco
- 1 maçã verde
- 2 kiwis
- 7 tâmaras
- Sumo de 1/2 limão
- 1/4 colher de chá de sal rosa
- 1/4 colher de chá de baunilha
Notas:
Eu opto sempre por demolhar as tâmaras em água quente, durante 5-10 minutos, para serem mais fáceis de triturar. Aproveito essa água e adiciono também ao smoothie porque tem a doçura das tâmaras, que não se deve desperdiçar! Neste caso, no smoothie de frutos do bosque usei 1/4 de chávena de água e no smoothie de leite de coco e kiwi usei 1/2 chávena de água.
Se não tiver uma líquidificadora, misture todos os ingredientes num copo e triture com a varinha mágica. Ao processar, se não tiver uma líquidificadora de alta velocidade, o ideal é começar pelos líquidos e só depois acrescentar os ingredientes sólidos, para ser mais fácil de triturar.
Bons deleites!