E aqui está a indulgência desta semana…a melhor pizza de sempre, com cogumelos, espargos e com “queijo” vegan feito em casa! Eu sei, eu sei…parece estranho fazer queijo em casa e o aspeto também não é asim tão parecido ao queijo normal…Mas não se vão já embora, o resultado vale a pena garanto!
Eu adoro pizza (quem não?) mas quase sempre que faço pizza, faço sem queijo… o “queijo” vegan que se vende em algumas lojas é muito caro a acredito que também não seja o mais saudável. Já tinha visto várias receitas de “queijo” vegan feito em casa, sempre cética quanto ao seu sabor, mas desde que experimentei este, não quero mais nada!
A receita original do “queijo” vem do blog hot for food, podem espreitá-la aqui.
Podem usar os toppings que mais gostarem (milho, ananás, rúcula,…) se bem que, só a base com molho de tomate, queijo e manjericão já dá uma pizza incrivel! Experimentem!
Ingredientes:
- 4-5 espargos verdes
- 10 cogumelos frescos
- 4-5 tomates cereja
- 2 chalotas (ou uma cebola roxa)
- Manjericão
Molho de tomate:
- 2 tomates picados (ou uma lata de tomate picado)
- 2-3 colheres de sopa de polpa de tomate
- 1 colher de chá de paprika
- 1 colher de chá de alho em pó
- 1 colher de chá de óregãos
“Queijo” vegan:
- 1/2 chávena de cajus (demolhados durante a noite)
- 1 chávena de bebida vegetal (de preferência sem adição de açúcares)
- Sumo de meio limão (ou 2 colheres de chá)
- 1 + 1/2 colheres de chá de amido de milho
- 1 colher de chá de levedura de cerveja (ou nutricional)
- 1 colher de chá de alho em pó
- 1/4 colher de chá de sal
- 1/4 colher de chá de pimenta
Comece por preparar os ingredientes para a pizza, laminar os cogumelos, as chalotas, os tomates cereja e os espargos. Coza os espargos em água fervida durante 3-4 minutos, uma vez que o tempo que a pizza está no forno não é suficiente para cozinhar os espargos.
Para o molho de tomate, misture todos os ingredientes num tacho ou sertã e deixe cozinhar durante cerca de 5 minutos (pode acrescentar um pouco de água se desejar). No fim, pode deixar o molho como está ou triturar com a varinha mágica ou na líquidificadora para que fique sem pedaços.
Disponha a base de pizza num tabuleiro próprio para ir ao forno (eu usei uma base pré-feita com alecrim, mas se preferir pode fazer também a massa para a pizza, que é sempre a opção mais saudável). Espalhe o molho de tomate e depois os espargos, cogumelos, chalotas e tomate cereja.
Para o “queijo” vegan misture todos os ingredientes e triture com uma varinha mágica ou com a líquidificadora (é importante ter os cajús demolhados para serem mais fáceis de triturar, eu deixei durante a noite num frasco com água mas se não tiver assim tanto tempo coloque-os em água quente 2 horas). Transfira a mistura para um tacho e leve ao lume, mexa constantemente com uma vara de arames até engrossar (cerca de 5 minutos). Depois é só por sobre a pizza, para mim a forma mais simples é colocar num saco plástico cortar uma das extremidades e fazer pequenas rodelas em cima dos restantes ingredientes da pizza, depois uso uma colher para achatar os circulos de forma a que fique uma camada fina de “queijo”.
Leve ao forno a 180ºC durante 15-20 minutos, acrescente algumas folhas de manjericão e está pronto!
Bons deleites!