Finalmente de volta ao blog com uma deliciosa sobremesa de verão, tarteletes de cereja! É verdade, a minha última publicação foi há 2 meses (nem consigo acreditar que já passou tanto tempo!), mas apenas porque precisei de dedicar um tempinho para terminar o meu mestrado… agora estou de volta! Apesar de não publicar muito no blog ultimamente, publico quase todos os dias no instagram por isso quem quiser pode acompanhar as minhas fotografias e receitas mais regularmente aqui!
Agora relativamente a estas belas tarteletes, quando as fiz não tinha como objetivo publicar aqui a receita, mas gostei tanto que teve de ser! São muito frescas e relativamente saudáveis por isso vale a pena experimentar! Nos ingredientes abaixo podem encontrar 2 possibilidades, uma mais saudável e outra menos, para todos os gostos! Na versão mais saudável as tarteletes são recheadas com cerejas e iogurte e na menos saudável, com compota de cereja e natas de soja… Apesar de a receita ter 3 etapas, a massa e dois recheios, são muito fáceis de preparar e dão uma sobremesa muito gira, não acham? Se experimentarem estas tarteletes não se esqueçam de partilhar uma fotografia e de me identificar! Fico à espera!
Base:
- 250g de farinha de espelta
- 100 ml de água fria
- 4 colheres de sopa de óleo de coco frio
- 2 colheres de sopa de agave (ou outro adoçante líquido)
- 1/4 colher de chá de sal
Recheio 1: *
- 1 + 1/2 chávenas de cerejas (frescas ou congeladas)
- 1 colher de sopa de açúcar amarelo
- 1 colher de sopa de rum (opcional)
Recheio 2:
- 1 pacote de natas de soja para bater (OU 300ml de iogurte grego ou iogurte vegetal natural)
- 2 colheres de sopa de farinha de coco
- sumo e raspa de 1/2 limão
- sumo e raspa de 1/2 lima
- 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
- 1 colher de sopa de açúcar amarelo
Para servir:
- Frutos vermelhos frescos (cerejas, framboesas e mirtilos)
- Raspa de lima
- Folhas de menta
* Como alternativa pode rechear as tartes utilizando compota de cereja.
Para preparar a massa da base, comece por misturar num processador ou robot de cozinha a farinha com o óleo de coco e o sal. Depois adicione o agave e volte a misturar. Com o processador ligado, vá acrescentado a água em fio, aos poucos, até que a massa forme uma bola. Embrulhe em película aderente e deixe repousar no frigorífico durante 30 minutos. Depois estique numa superfície polvilhada com farinha, corte circulos e cubra o fundo e as laterais de formas de tarteletes com a massa. Tente utilizar formas anti-aderentes ou com fundo amovível. Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 12 minutos, ou até estar dourada. Deixe arrefecer ligeiramente antes de rechear as tarteletes.
Para o recheio, num tacho aqueça as cerejas com o açúcar e o rum (opcional). Deixe cozinhar em lume médio-forte durante cerca de 10 minutos. Distribua as cerejas sobre a base das tarteletes, ou como alternativa coloque sobre a base de cada tartelete 1 colher de compota de cereja.
Numa taça adicione o iogurte com a raspa e sumo de lima e limão, o extrato de baunilha, açúcar amarelo e farinha de coco. Mexa bem. Se utilizar natas em substituição do iogurte, comece por bater as natas até ficarem firmes e depois adicione os restantes ingredientes. Coloque este preparado sobre a camada de cerejas ou compota de cereja.
Finalize as tarteletes com frutos vermelhos frescos e decore com folhas de menta e raspas de lima.
Bons deleites!