Ao contrário do que o nome pode indicar, não…esta receita não leva mateiga, nem qualquer tipo de gordura! Chama-se manteiga de maçã pela sua textura cremosa e “amanteigada”, que torna este doce perfeito para adicionar a torradas, panquecas, o que quiserem! 

A manteiga de maçã é originária da Bélgica e Holanda, e geralmente fica a cozinhar por muitas horas, para que o açúcar caramelize (e quando digo muitas horas são cerca de 10 horas, em lume brando) por isso esta é uma versão bem rápida, só precisa de 2 horas para cozinhar! Distingue-se de uma habitual compota de maçã pois leva muito menos açúcar e fica com uma textura bem mais cremosa… É uma excelente opção para substituir a manteiga comum nos próximos pequenos-almoços e lanches, mais saudável e deliciosa!

Receita original em center cut cook!

Ingredientes:

  • 12 maçãs (utilizei uma mistura de diferentes qualidades de maçã ~ 1,5 kg de maçã em cubos, com casca)
  • 1 chávena de açúcar (~ 227g)
  • 1 chávena de sumo de maçã (de preferência sumo 100% natural)
  • 2 colheres de sopa de sumo de limão
  • 1 + 1/2 colher de chá de canela
  • 1/4 – 1/2 colher de chá de cravinho (moído)
  • 1/8 colher de chá de sal

Preparação:

Comece por descaroçar as maçãs e corte em cubos. Junte todos os ingredientes numa panela grande e misture. Coloque a panela em lume forte, deixe ferver e depois reduza para lume médio/ baixo e deixe cozinhar por cerca de 2 horas. Vá mexendo a cada 10-15 minutos.

Retire a panela do lume e deixe arrefecer, sem tampa por cerca de 20 minutos. Com uma varinha mágica ou numa liquidificadora triture as maçãs até estar um creme homogénio.

Coloque a manteiga de maçã em frascos de vidro esterilizados e guarde no frigorífico.

[Nota: para esterilizar os frascos coloque-os em água a ferver por cerca de 10 minutos]

Idealmente, a manteiga de maçã deve ser consumida em 3 – 4 semanas!

Bons deleites!

Também pode gostar de:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.