Adicione a levedura à água morna e deixe repousar por 5 minutos.
Numa taça misture a margarina com o açúcar. Depois adicione a água com levedura, sal e raspas de limão (se desejar) e misture. Vá acrescentando a farinha aos poucos e misturando até obter uma massa consistente.
Transfira a massa para uma superfície com farinha e amasse, até que a massa fique suave e elástica ( por aproximadamente 10 minutos). Coloque a massa novamente numa taça, untada com margarina ou óleo de coco, cubra com um pano (ou com película aderente) e deixe levedar por 45 minutos, num local quente.
Corte a massa em 6 pedaços iguais para fazer 6 trancinhas pequenas ou corte em 2 para fazer 2 tranças maiores. Estique um dos pedaços de massa até formar um retângulo com aproximadamente meio cm de espessura. Cubra com uma boa camada de creme de avelãs e cacau e adicione também os pedaços de amêndoa e chocolate. Enrole a massa a partir dos lados maiores do retângulo, formando um rolo fino e comprido. Corte o rolo a meio em todo o comprimento. Vá cruzando as duas metades, formando uma trança (veja neste post uma imagem ilustrativa de como enrolar a massa). Enrole as duas pontas da trança formando uma rosquinha e coloque-a num tabuleiro forrado com papel vegetal. Repita este processo para o resto da massa. Deixe as tranças no tabuleiro a repousar por mais 30 minutos (de preferência, num local quente).
Por fim, leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, por cerca de 30 minutos. Deixe arrefecer e está pronto a servir!