Chegou o mês de Setembro e chegou com muitas coisas boas, especialmente o movimento #setembrosemcarnept. Quem me segue nas redes sociais muito provavelmente já está farto de ouvir falar sobre isto mas… Ainda não tinha escrito nada aqui no blog sobre o assunto por isso, aqui vai!
Para começar, tudo isto surgiu como uma ideia das nutricionistas Bárbara e Ana Monteiro, que decidiram juntar 15 criadores de conteúdos digitais (Bloggers, Instagrammers,…) para incentivar a redução do consumo de carne durante o mês de Setembro (e não só!). A ideia seria aproveitar esta onda de consciencialização gerada pelos incêndios na Amazónia e agir. E eu fiquei tão mas tão feliz por estar neste grupo com mais 14 pessoas que admiro tanto! É um prazer fazer parte deste movimento… E é precisamente pelo #setembrosemcarnept que surge esta receita!
Então, nós decidimos que cada um destes 15 criadores digitais iria criar uma receita por dia para incentivar as pessoas a experimentar novos pratos e novos sabores, sem ingredientes de origem animal. A premissa seria fazer receitas simples, com ingredientes de fácil acesso…Ainda assim eu escolhi um Pad Thai, uma receita que não deve soar nada familiar à maioria dos portugueses… E agora vocês perguntam, mas porquê?
Se podia ter feito uma adaptação de uma receita tipica portuguesa numa versão vegetariana? Podia! Mas não seria eu naquele prato… A verdade é que eu nunca fui grande fã da maioria dos pratos típicos portugueses! Eu sei que é estranho, mas nunca gostei do tradicional bacalhau, leitão, cabrito, feijoada, polvo, cozido, etc, etc. Tudo o que é pratos assim mais típicos, eu nunca gostei! Por isso é que me fascina tanto a cozinha asiática e outros tipos de gastronomias com sabores mais diferentes…
A primeira coisa que eu pensei ao decidir as receitas para este mês foi: Quais foram os primeiros pratos vegetarianos que eu experimentei?
E o prato que me veio à cabeça foi… Massa chinesa! Eu nem gostava de legumes nenhuns, mas experimentei uma massa chinesa e adorei! Daí eu ter escolhido fazer um Pad Thai, que é uma espécie de massa chinesa com algumas alterações. Os contrastes da cozinha asiática desde o salgado ao doce, passando pelo ácido e pelo picante conquistam-me sempre!
E apesar do nome “estranho” vão ver que a receita é super simples e conseguem encontrar todos os ingredientes em qualquer hipermercado!!!
Na verdade, um Pad Thai tradicional leva tamarindos ou pasta de tamarindo, mas isso é mais díficil de encontrar por isso utilizei o açúcar de coco como adoçante em vez dos tamarindos. A ideia aqui é simplificar e esta receita pode ser adaptada das mais diversas formas como podem ver nas notas abaixo. Espero que gostem e que experimentem esta receita… Ah e não se esqueçam de utilizar o #setembrosemcarnept 🙂
PAD THAI – vegan
Ingredientes
- 240 g noodles de arroz
- 1 embalagem de tofu (250g)
- 1 colher de sopa azeite (ou óleo de coco)
- 1 colher de sopa molho de soja
- 1 dente de alho
- 1 malagueta* (sem sementes)
- 1 chávena rebentos de soja
- 1 chávena cenoura em fios (cerca de 2 cenouras pequenas)
- ⅓ chávena amendoins picados*
- 2 colheres de sopa cebolinho picado
Molho:
- ⅓ chávena molho de soja
- 4 colheres de sopa açúcar de coco (ou outro adoçante a gosto)*
- 2 colheres de sopa sumo de lima (sumo de 1/2 lima)
- 1 colher de chá alho em pó
Toppings (opcionais):
- Fios de cenoura
- Rebentos de soja
- + 1 colher de sopa de amendoins
- + 1 colher de sopa de cebolinho
- ½ Lima
Preparação
- Comece por preparar o molho misturando todos os ingredientes numa taça. Reserve.
- Numa outra taça grande, coloque os noodles de arroz e cubra com água a ferver. Tape com uma tampa ou prato e reserve por 5 minutos. Passado este tempo escorra a massa. Dica: depois de escorrer a água dos noodles, coloque um fio de azeite e mexa ligeiramente com um garfo, para ficarem mais soltos.
- De seguida aqueça uma wook, em lume forte, com um fio de azeite. Escorra a água do tofu (se possivel, pressione ligeiramente o bloco com um pano para que perca o máximo de água possível) e corte-o em pequenos cubos. Adicione os cubos de tofu à wook e deixe fritar até ficar dourado por todo.
- Quando todos os cubos de tofu estiverem tostadinhos, adicione 1 colher de molho de soja, o alho picado e a malagueta picada.
- Envolva bem todos os ingredientes e a seguir adicione a cenoura e os rebentos de soja. Deixe cozinhar ligeiramente, apenas 2 minutos. Passado este tempo adicione o molho que preparou inicialmente e os noodles cozinhados. Envolva todos os ingredientes e deixe cozinhar mais 2 minutos.
- Por último adicione o cebolinho picado e os amendoins tostados.
- Se desejar, sirva com mais cenoura e rebentos de soja frescos, cebolinho, amendoins e lima.
Notas
VÍDEO:
Bons deleites!