Não tinha aqui no blog nenhuma receita com tempeh e achei que estava mais do que na hora de partilhar aqui uma forma de cozinhar este alimento conhecido como uma “alternativa à carne”. Quanto falei pela primeira vez de tempeh no instagram surgiram muitas muitas dúvidas.. Mas o que é isso? Como é que se cozinha? É uma alternativa melhor do que o tofu ou seitan?
Um dia ei de fazer uma publicação aqui no blog só a falar destas fontes de proteína para esclarecer todas estas questões, prometo! Mas por hoje digo só, de uma forma muito geral, que o tempeh é um alimento que vem do sudeste asiático, consiste em grãos de soja fermentados e é uma ótima fonte de proteína! O tempeh pode ter um sabor forte e ligeiramente amargo por isso por vezes necessita de uma pré-cozedura em água mas, neste caso como utilizei um molho bastante forte, com molho de soja, manteiga de amendoim, especiarias etc. senti que não valia cozinhar o tofu em água antes de grelhar… Mas se quiserem mais receitas com tempeh e outras alternativas para cozinhar este alimento digam!
Para este prato em concreto inspirei-me nesta maravilhosa receita de Tempeh stir-fry, e aqui está o resultado! Espero que gostem desta receitinha e se experimentarem depois quero saber o que acharam do famoso tempeh 😉
Tempeh com quinoa e vegetais salteados
Ingredientes
- 1 bloco de tempeh
- 1 + ½ chávenas quinoa branca (cozida)
- ½ chávena ervilhas de quebrar
- 1 chávena couve kale
- 1 cenoura
- ½ pimento vermelho
- 2 colheres de sopa molho de soja
Molho:
- 4 colheres de sopa manteiga de amendoim
- ¼ chávena molho de soja
- 4 colheres de chá sumo de limão
- 1 colher de chá paprika
- 1 colher de chá gengibre em pó
- ½ colher de chá alho em pó
- ¼ colher de chá paprika fumada
- ⅛ colher de chá pimenta cayene
- 1 colher de chá açúcar de coco
- 3 colheres de sopa água
Preparação
- Misture numa taça todos os ingredientes do molho de soja e amendoim. Corte o tempeh em cubos e adicione-o ao molho. Cubra com uma tampa ou com película aderente e dexe no frigorífico por cerca de 30 minutos.
- Entretanto prepare todos os vegetais. Corte a cenoura e o pimento vermelho em cubos, corte o alho-francês em rodelas e corte a couve kale em pedaços pequenos.
- Numa wook ou numa frigideira grande comece a saltear a cenoura e o pimento vermelho (se necessário adicione um fio de azeite ou um pouco de água). Passados 5-8 minutos adicione o alho-francês.
- Entretanto passe as ervilhas de quebrar em água a ferver por 2 minutos, de seguida escorra a água e adicione as ervilhas aos restantes vegetais. Por último adicione a couve kale e o molho de soja.
- Quando os vegetais estiverem salteados adicione a quinoa cozida. À parte, aqueça um tacho antiaderente com um fio de azeite. Com um garfo retire os cubos de tempeh do molho escorrendo o excesso e adicione-os à frigideira (reserve o restante molho). Vá rodando os cubos até estarem bem grelhados e dourados nos vários lados.
- Adicione os cubos de tempeh aos vegetais e à quinoa e adicione também o molho de soja e amendoim que sobrou da marinada do tempeh. Envolva e deixe cozinhar por mais 2 minutos e está pronto!
Para a quinoa:
- Passe a quinoa por água numa peneira, escorra bem e coloque num tacho a cozer com o dobro da água e uma pitada de sal. Deixe cozinhar durante cerca de 8 minutos ou até que fique sem água. Para este prato necessitam de cerca de 3/4 de chávena de quinoa crua. Dica: Pode cozinhar ao fim-de-semana ou quando for conveniente quinoa em maior quantidade e guardar em caixas com tampa no frigorífico (até 4-5 dias) ou no congelador (até 3 meses) o que torna a confeção desta receita mais rápida e prática. Também pode utilizar arroz integral ou arroz selvagem.
Bons deleites!