“Vieiras” feitas de cogumelos em molho de manteiga, alho e limão e ainda, um risotto bem simples, feito para aproveitar os “restos” dos cogumelos…parece delicioso não?
Pode não parecer, mas é uma receita bem simples, a maior dificuldade pode até ser encontrar esta variedade de cogumelos em concreto, eu pelo menos, nunca tinha visto estes cogumelos-do-cardo até à bem pouco tempo, mas comprei-os num hipermercado, por isso acredito que não sejam assim tão difíceis de achar! São uns cogumelos grandes, com um caule bastante comprido e é exatamente esse caule que, quando cortado em rodelas fica com um aspeto bem semelhante às vieiras. Como as vieiras são um tipo de molusco, o truque é demolhar os cogumelos em água quente e vinagre, para que fiquem com uma textura bastante suave e macia… Este conceito de utilizar caules de cogumelos para recriar um prato de vieiras não foi inventado por mim, obviamente, já há várias receitas online, mas inspirei-me nesta receita de massa com vieiras, couve e romã do blog hot for food, para a base da preparação destas vieiras vegan-friendly!
Ingredientes:
Para as “vieiras”
- 3-4 cogumelos grandes (Cogumelo-do-cardo / Pleurotus eryngii)
- 3 chávenas de água quente
- 1/3 de chávena de vinagre (metade de vinagre de arroz e metade de vinagre de vinho branco)
- 3 colheres de sopa de margarina
- 2-3 dentes de alho picado
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- Salsa q.b.
- Sal e pimenta q.b.
Corte os caules dos cogumelos-do-cardo em rodelas com cerca de 2cm de espessura, semelhantes ao formato de vieiras (reserve os topos dos cogumelos para o risotto). Coloque as rodelas numa taça grande juntamente com a água quente e o vinagre e deixe marinar durante cerca de 30 minutos. [Coloque uma outra taça mais pequena vazia sobre os caules dos cogumelos, para que estes fiquem submersos, caso contrário, vão flutuar e não irão marinar uniformemente]
Passados os 30 minutos, coloque uma sertã a aquecer em lume médio-forte. Escorra bem os caules dos cogumelos e coloque-os na sertã juntamente com uma colher de sopa de manteiga. Deixe cozinhar por 2-3 minutos e depois vire-os. Quando estiverem tostados em ambos os lados, tempere com sal e pimenta e reserve. Adicione à mesma sertã a restante manteiga, o alho picado e o sumo de limão. Adicione as “vieiras” de cogumelos novamente à sertã, juntamente com o molho de manteiga e alho, adicione salsa fresca picada e está pronto!
Para o risotto
- 1 chávena de arroz para risotto
- 1/2 chávena de vinho branco
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 chalotas
- topos dos cogumelos-do-cardo (picados finamente)
- 1L caldo de legumes
- 1 colher de sopa de margarina (ou creme vegetal)
Para aproveitar os restos dos cogumelos utilizados para as “vieiras” podemos fazer um simples risotto:
Numa panela, em lume brando, coloque 1 litro de água a ferver e dissolva um cubo de caldo de legumes (ou pode utilizar 1 litro de caldo de legumes preparado em casa).
Coloque também um tacho antiaderente em lume médio-forte e salteie 2 chalotas picadas num fio de azeite. De seguida adicione o arroz para risotto e os cogumelos picados. Mexa durante cerca de 2 minutos e de seguida adicione o vinho branco. À medida que o vinho branco evapora, acrescente ao arroz 1/2 chávena de caldo e vá mexendo. Quando o liquido evaporar e o arroz começar a secar adicione mais um pouco de caldo e continue a mexer. Vá repetindo este processo, adicionando caldo de legumes e mexendo o risotto, durante cerca de 30 minutos, ou até o arroz estar bem cozinhado. Antes de servir adicione uma colher de margarina ou manteiga e mexa bem.
Para acompanhar
- Tomate cherry assado no forno
- Sal e pimenta
- Agriões frescos
Bons deleites!